Conheça algumas das novidades que em breve deverão estar presentes em todos os automóveis.
A cada dia que passa, os carros que conduzimos vão ganhando cada vez mais tecnologias, transformando-se em máquinas mais inteligentes e seguras para a nossa comodidade. Tanto que, uma vez que essas novidades tenham sido desenvolvidas o suficiente, a tendência é que os carros “se dirijam” sozinhos.
O site Discovery News publicou um interessante artigo sobre os avanços que estão transformando os automóveis em verdadeiros computadores sobre rodas, e você pode conferir abaixo algumas das novidades que em breve devem se tornar itens de série.
A verdade é que muita gente tem dificuldade para estacionar — embora a maioria não admita! —, e fabricantes como a Toyota, BMW e Ford já estão trabalhando em sistemas baseados em tecnologias como o uso de sensores ultrassônicos, sonares e câmeras para facilitar a vida dos motoristas.
Alguns modelos da Ford, por exemplo, já contam com sensores ultrassônicos e computadores de bordo que manobram o volante sozinhos, deixando para os motoristas o único trabalho de controlar o freio e o acelerador.
Outra tecnologia que já se encontra disponível são os sensores que mantêm os veículos em suas respectivas pistas, avisando os motoristas cada vez que eles invadem as outras faixas. A Lexus e a Ford já contam com modelos que vêm com esses sensores, ajustando automaticamente a direção cada vez que o carro sai de sua trajetória ou fazendo o volante vibrar para alertar o motorista.
Algumas fabricantes, como a Lexus e a Mercedes-Benz, estão trabalhando em um sistema que se certifica de que os olhos do motorista estão focados onde deveriam — e bem abertos! A tecnologia envolve lâmpadas de LED que iluminam debilmente o rosto do condutor, permitindo que uma pequena câmera monitore o movimento dos olhos.
Assim, cada vez que o sistema percebe que o motorista não está atento o suficiente, um alarme ou sinal é disparado, acionando os freios caso não ocorra nenhuma reação por parte do condutor, evitando acidentes causados pelo fato de ele ter caído no sono.
Outro sistema permite que o carro “aprenda” como o motorista dirige e armazene essas informações, acionando alarmes e freios no caso de o condutor adotar um comportamento fora do habitual.
Nem sempre conseguimos reagir a tempo de evitar pequenas colisões e acidentes. Assim, cada vez mais carros estão sendo equipados com sensores que determinam a distância na qual nos encontramos dos demais veículos, utilizando essa informação para acionar os freios caso seja necessário.
Além disso, pequenos radares, câmeras e iluminadores infravermelhos localizados nas partes dianteiras e traseiras dos automóveis podem estimar a distância com relação aos demais veículos e ajustar a velocidade.
abe aqueles ângulos que não conseguimos enxergar através dos espelhos retrovisores e que, vez por outra, nos fazem levar alguns bons sustos? Já existem tecnologias capazes de perceber o movimento na traseira dos carros, acionando os freios automaticamente, além de outro sistema que dispara um aviso luminoso no espelho retrovisor, alertando o motorista caso algo ou alguém se encontre no ponto cego.
Com o objetivo de garantir a segurança dos motoristas, algumas das novidades incluem radares infravermelhos, conferindo aos carros visão noturna; veículos que conversam entre si através da tecnologia Wi-Fi e Bluetooth, permitindo que os computadores de bordo coordenem o trânsito e avisem o motorista sobre qualquer eventualidade; além de carros que se dirigem absolutamente sozinhos.
...
O melhor de tudo é que a maioria das tecnologias mencionadas acima já existe e, embora a transição entre os carros do agora para os carros do futuro ainda deva levar algum tempo, todas essas novidades um dia deverão ser itens obrigatórios em todos os veículos.
Fonte: Discovery News