O Microsoft Office é provavelmente a suíte de aplicativos mais utilizada no mundo inteiro. Sendo conhecida principalmente pelos softwares Word, PowerPoint, Outlook eExcel, esse pacote de escritório faz fama desde o lançamento de suas primeiras versões. De lá para cá, houve mudanças no visual, funcionalidades e conectividade. E agora vem o Microsoft Office 2013 inovar novamente, provando que é possível melhorar o que já era perfeito.
O Office 2013 ainda não foi lançado oficialmente; porém, já é possível baixar gratuitamente uma versão de testes (com todas as funcionalidades desbloqueadas) apelidada de Consumer’s Preview (Prévia do Consumidor). Para baixar essa prévia basta entrar no site oficial do programa e credenciar-se com seu nome de usuário e senha de uma conta Microsoft – se você tiver um Windows Live ID ou MSN, poderá usá-lo.
A coisa mais notável no novo Office é o modo que o mesmo é distribuído e utilizado. Ele não será vendido em mídia física (DVD-ROM), mas sim por assinaturas na internet. Com sua assinatura, você poderá instalar o Office em um certo número de computadores e também acessar uma versão totalmente online de suíte, em qualquer lugar que você estiver.
Vale observar que o instalador do Microsoft Office 2013 pesa menos que 1Mb. E ao executá-lo, quase que automaticamente os programas são instalados no seu PC (caso você tenha conexão com internet) e você pode usá-los normalmente enquanto o instalador baixa arquivos adicionais e faz certas configurações. A Microsoft quis fazer algo leve e que possa ser instalado em poucos minutos – ela conseguiu com êxito. Você já pode então abrir os programas e conferir a nova interface limpa, minimalista e inspirada no visual Metro do Windows 8. Se você costuma escrever muito no Word, notará rapidamente como a nova interface (clara e sem muitos detalhes) lhe ajuda a focar no trabalho e não permite distrações.
Entre as melhorias funcionais, podemos destacar a total integração com a tecnologia na nuvem (é possível guardar, abrir e editar seus arquivos na nuvem com o SkyDriveembutido), as opções de compartilhamento (é possível enviar seus documentos para um grupo de pessoas ou criar um link e enviá-lo para quem você quer que veja o documento; esta opção é chamada de Apresentação Online pois a visão que os leitores têm a partir do link é das mesmas coisas que você faz, ao vivo, no documento) e a nova aba “Design”, onde você pode aplicar estilos e templates rápido ao documento.
O Microsoft Office 2013 merece ser conferido, principalmente por quem já era fã das versões anteriores. Quem não era, certamente vai virar ao experimentar todos os recursos maravilhosos do novo Office 2013. Vale a pena.